Resenha: O Navio das Noivas, Jojoy Moyes

8/20/2017 08:00:00 PM

 Oi, gente! Tudo bom? Hoje é dia de resenhaaaaa!

 Saindo de Como Eu Era Antes de Você e sua continuação Depois de Você, resolvi ler mais um livro da autora dos mesmos, Jojo Moyes. Apesar da escritora já ter lançado mais de 10 livros, escolher minha próxima viagem foi mais fácil do que imaginei. O Navio das Noivas prendeu minha atenção pela capa e sinopse ao revelar que a história se passa após a 2ª guerra mundial. E é sobre ele nosso papo de hoje!

  O livro dividido em três partes, se inicia em 2002 quando Jennifer e sua avó viajam para Índia a passeio. Quando a garota se envolve em uma confusão, sua avó passa mal ao avistar o navio HMS Victoria, um porta-aviões que levou por 6 semanas mais de 600 mulheres (inclusive ela) ao encontro dos soldados com quem se casaram durante a guerra. E é nesse momento que somos transportados para a 2ª parte do livro!


 Em 1946 na Austrália são introduzidas as 4 personagens principais totalmente distintas que abandonaram suas famílias: Maggie, Jean, Avice e Frances dividem uma cabide no Victoria. Maggie, grávida, morava em uma fazenda com o pai e os irmãos, leva para bordo algo não permitido. Jean, a mais nova, com 16 anos é a menos ajuizada das 4 protagonistas e arruma várias confusões. Avice é a esnobe da turma, filha de pais ricos, embarca julgando o navio de ser inadequado para alguém de tamanha classe. E Frances, uma enfermeira tímida que esconde seu passado. 
  Com características diferentes, a convivência entre as garotas se torna bastante complicada! Mas, para se entreterem elas participam das atividades organizadas pelo navio (cheio de restrições). Uma delas era a distância que deveria ser mantida entre as mulheres e os homens. 
 Apesar do foco nas 4 mulheres, a narrativa corre também entre as vidas do fuzileiro Henry Nicol e a o Comadante Highfiel, que traz uma perspectiva diferente. Quando a foco circula entre os dois, conhecemos com detalhes como funcionava o navio e a vida de um marinheiro, o que é incrível!


 O ponto mais alto da leitura para mim foi descobrir que o livro foi baseada em fatos reais! O Navio das Noivas foi inspirado na história da avó da autora que viveu a travessia para encontrar seu amado após a guerra. A obra também apresenta trechos de diários da época. 
 Apenas algo me incomodou, depois que uma das 600 esposas (como já vou dar um spoilerzinho, não citarei nomes.) é mandada de volta para casa, não sabemos mais o que houve com ela. Eu fiquei muito curiosa e imaginando diversos finais para a personagem.  
  A leitura de O Navio das Noivas não foi cansativa para mim, ao contrário, desde o prólogo não desgrudei do livro! Eu indico para todos! Além do drama e romance bem construído,  é maravilhoso aprender mais sobre a 2ª guerra mundial além do que aprendemos nas salas de aulas (e vamos combinar que nem todo mundo tem facilidade para se interessar e entender o conteúdo, né?)

  
Enfim, gente! Eu espero de verdade que vocês tenham gostado da resenha e tenham ficado interessados em ler! Contem nos comentários se já leram ou se querem! 


Um beijão,
Lorena Souza.

Você Pode Gostar Também

0 comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

MEU POST FAVORITO

Além de descobrir, sim redescobrir.